sexta-feira, 20 de maio de 2011

Câmara promove Sessão sobre o Dia Mundial da África

 
Ayanwale Ayo Olayanju- Adido Cultural da Casa da Nigéria
A Câmara de Vereadores de Serrinha promoveu ontem, 19, uma Sessão Especial em Comemoração ao Dia Mundial da África. Neste ano, os municípios baianos comemoram a data tratando sobre o Ano Internacional dos Afro-descendentes, com ênfase na juventude negra.

Em Serrinha, a proposição para a Sessão partiu do Ver. Justino Júnior e foi prontamente aceita pelo Ver. Jorge Gonçalves e demais edis por entender a importância deste dia. "Temos que continuar a árdua batalha de efetivar os diretos do povo negro, construindo políticas de inclusão, para o que de mais africanos temos no Brasil: o seu povo e a sua cultura", disse Jorge.

O Grupo Afro Jamaica apresentou a cultura negra. Os vereadores falaram sobre a importante contribuição do povo africano à cultura e economia do nosso país. O ver. Jorge lembrou que a data está sendo comemorado durante todo mês de maio e sugeriu que o Dia Mundial da África entre para o calendário da Câmara Municipal.

Estiveram presentes o Deputado Bira Coroa, Professor Vanderlino – UNEB, Ayanwale Ayo Olayanju- Adido Cultural da Casa da Nigéria, Nilson dos Santos (Jamaica) – Coordenador do Grupo Afro- Jamaica, Mestre Gival e Kako representando a Capoeira, Judite Sousa – Diretora do Colégio Estadual Rubem Nogueira, Meyrione de Oliveira – representante das religiões Afro e Antonio Luiz de Sena – Secretário de Desenvolvimento Social.

DIA MUNDIAL DA ÁFRICA - Esta data é comemorada no dia 25 de maio, em referência ao dia em que diversos líderes africanos criaram a Organização da Unidade Africana – OUA, com o objetivo de promover a solidariedade e a unidade dos estados africanos, defender sua soberania e erradicar todas as formas de colonialismo existente na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário